Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Mercado Leiteiro e Cultura do Milho são tema de primeira noite da IV Semana Acadêmica da Agronomia

Organizadores

A IV Semana Acadêmica da Agronomia acontece dos dias 11 a 14 de setembro na Casa de Cultura Osvaldo Krames em Ibirubá e na área agrícola do IFRS Campus Ibirubá. O evento busca compartilhar conhecimentos científicos e tecnológicos sobre diversas áreas voltadas para o curso de Agronomia. A Semana Acadêmica já está em sua quarta edição e esse ano foi organizada pelo Diretório Acadêmico, sob presidência do acadêmico Raviel Dickel, e mais um grupo de 15 estudantes coordenados pelos acadêmicos Karine Kunz, Miguel Fredrich e Adriano Tramontini.

Na primeira noite foram ofertadas duas palestras, a primeira delas ministrada pelo Professor Msc. Ernesto Enio Budke Krug, presidente da COOPLIB (Cooperativa dos Profissionais Liberais do Brasil), e abordou o mercado leiteiro. O palestrante destacou em sua fala que a produção de leite no Rio Grande do Sul é alavancada especialmente pelos pequenos produtores e que é uma área possível de grande crescimento, se tiver o investimento necessário por parte do governo, pois mercados como Rússia e China são grandes consumidores e é possível exportar o produto gaúcho para esses locais. O Rio Grande do Sul é o maior produtor do sul do Brasil e o segundo maior do país, mas comparando com outros países, como os EUA, o leite gaúcho ainda precisa evoluir para produzir mais leite com menos rebanho. Contudo, é uma atividade que produz renda mensal para o trabalhador do campo e já participa com 8,3% do PIB amplo nacional.

A segunda palestra da noite foi ministrada pelo Professor DR. Eduardo Girotto, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS. O palestrante deu enfoque para a área de pesquisa da cultura do milho, abordando como a adubação nitrogenada pode contribuir para o desenvolvimento adequado da cultura. Eduardo apontou fontes de adubação e como fazer o manejo correto da cultura para garantir resultados melhores na produção.

A Semana Acadêmica da Agronomia continua no dia 12 de setembro, na segunda noite os temas abordados giram em torno do controle de doenças da soja e do trigo e a dieta para bovinos de leite. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, iniciando as 19h30min, na Casa de Cultura de Ibirubá.

Galeria

Público Palestra 1 Palestra 2

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Ibirubá

Rua Nelsi Ribas Fritsch, 1111 | Bairro Esperança | CEP: 98200-000 | Ibirubá/RS

E-mail: comunicacao@ibiruba.ifrs.edu.br | Telefone: (54) 3324-8100